FAQ

Indice

• O que é um Firewall?
• Eu preciso de um Firewall?
• O que é uma VPN?
• Como posso implementar uma rede entre minhas filiais e parceiros, com segurança, sem gastar muito?
• Que Benefícios me traz uma rede entre minhas filiais ou clientes?
• O que são os serviços OpenServices?
• Porque a Linha OpenServices da Tecno21 é a melhor escolha?
• Posso migrar para OpenServices e preservar meu investimento?
• Posso aumentar a eficiência dos serviços de informática em minhas filais e ainda assim reduzir custo?
• Minhas filiais são muito pequenas, têm poucas pessoas e ninguém de informática no local. Posso integrá-las a rede com eficiência?
• Os produtos OpenServices podem ser fornecidos para locais distantes?
• Minha equipe de suporte saberá lidar com estes novos produtos?
• Estou pensando em montar uma rede privada baseada em frames e linhas dedicadas. É a melhor alternativa?
• Quais as vantagens do Open Source ou Software Livre ?
• Ouço muito falar de servidores Linux/OpenBSD, eles são mesmo seguros e eficientes?
• Minha equipe não está treinada para trabalhar com Linux. Como posso migrar de uma forma confortável?
• O que é SCM - Gestão de Configuração de Software?
• O que é GED - Gestão Eletrônica de Documentos?


   
         
 :: Destaque
 

Você sabia que para cada tipo de servidor existe uma distribuição de Linux mais adequada ?

:: Firewall com alta Disponibilidade

O Firewall OpenServices permite a operação em modo firewall redundante , possibilitando a criação de redes de alta disponibilidade de uma forma econômica.
   

O que é um Firewall?

 Firewall é um equipamento que permite a interligação segura da rede interna da empresa com a rede pública conhecida como Internet, sem deixar os dados da empresa expostos a qualquer pessoa, hacker, ou intrusos.
Através de um conjunto de protocolos dedicados, e regras de mapeamento, o Firewall controla o fluxo de pacotes da rede, de forma independente das aplicações, gerenciando o acesso a cada segmento de rede e permitindo que apenas sistemas autorizados possam circular na rede.
Enquanto deixa as transações autorizadas circularem entre a rede e a Internet, o Firewall cria uma barreira, ou porta de fogo, para os intrusos não autorizados, tornando virtualmente impossível o acesso de Hackers aos dados da empresa.
Embora o Firewall seja a melhor tecnologia existente no combate a invasões da rede, os invasores se aprimoram continuamente, de forma que um Firewall precisa ser constantemente administrado e atualizado para manter sua proteção efetiva. A configuração do Firewall é dinâmica e deve acompanhar a evolução da rede da empresa.

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Eu Preciso de um Firewall?

Todos aqueles que pretendem distribuir acesso à Internet a quem quer que seja dentro da organização, abrem sempre uma porta bilateral, passível de invasão e exposição de dados empresariais.
O uso adequado de Firewalls é a arma mais comum e acessível no combate a invasões. Mas não basta simplesmente instalar-se um Firewall e deixá-lo atuando.
Os Firewalls são constantemente aprimorados, devem acompanhar as mudanças da rede, e precisam ser modificados quando uma nova técnica de invasão passa a ser utilizada pelos hackers.
O uso eficaz de um Firewall se obtém com uma boa administração e suporte especializado, que possibilite agir de forma pró-ativa no combate as invasões.

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O que é uma VPN?

O termo VPN vem de “Virtual Private Network”, ou rede privada virtual, e se refere à tecnologia que cria redes seguras contra acessos indesejados, mesmo quando os dados trafegam pela Internet. As vantagens deste tipo de rede são inúmeras: podem ser aplicadas rapidamente, utilizam a infra-estrutura física da Internet, hoje omni-presente, e permitem uma enorme redução de custos, possibilitando expandir a rede da empresa para todos os lugares onde ela seja necessária.
Tudo isso é realizado com o uso de protocolos padronizados, como o IPSec, que usa chaves criptográficas fortes, de decodificação quase impossível. A VPN estabelece um “túnel” usando na Internet, entre os dois pontos que precisam se comunicar, e mantém a comunicação entres os dois pontos sempre sigilosa.
A VPN permite expandir os limites de comunicação da empresa onde antigamente não se podia, principalmente na troca segura de dados entre filiais, empresa x fornecedor e empresa x clientes.
Um vez estabelecida, a VPN permite o acesso remoto  autorizado dos dados da empresa como se as estações remotas estivessem localizadas dentro do CPD da empresa.
Normalmente as VPN são implementadas nos Firewalls ou Roteadores, como uma funcionalidade adicional dos mesmos. Por serem implementadas usando protocolos padronizados, é possível implementar VPNs entre os computadores de diferentes empresas, mesmo que os equipamentos delas sejam de diferentes tecnologias.

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Como posso implementar uma rede entre minhas filiais e parceiros, com segurança, sem gastar muito?

Até a pouco tempo somente contratando linhas privadas das operadoras de telefonia, linhas dispendiosas e com taxa de transferência muito restrita .  Com estas linhas é possível montar uma rede segura, porém pouco flexível, pois os contratos são demorados e de longo prazo. Interligar um fornecedor de serviços temporário a rede e depois desligá-lo é uma tarefa quase inviável.
Hoje em dia, aproveitando-se da popularização do acesso rápido à Internet, e da melhoria constante da qualidade destes serviços, associada ao uso correto de Firewalls e VPNs, pode-se criar, com um custo muito pequeno, uma rede distribuída, segura, e altamente flexível.
Um novo ponto desta rede pode ser ativado por simples comandos de software, e desativado com a mesma facilidade. Como a Internet está instalada acessível em quase todos os lugares do planeta, a rede virtual pode ser estendida até internacionalmente a custos locais.
Estamos na verdade trocando um serviço assegurado pelas operadoras de telefonia, porém extremamente caro e de eficiência duvidosa, por outro mais muito barato, que utiliza recursos de mercado, altamente eficientes. Esta é uma estratégia segura e comprovada, adotada por mais e mais empresas, em todo o mundo. No entanto é uma estratégia que exige um projeto adequado  para se garantir a segurança e a disponibilidade
 desejada do serviço de rede.

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Que benefícios me traz uma rede entre minhas filiais e parceiros ou clientes?

Quando um documento da empresa circula pela Internet,  por exemplo através de e-mail, ele está sempre a sujeito a ataques de invasores que podem acessar ou mesmo e alterar seu conteudo, sem que ninguém perceba o acontecido até que o estrago já tenha sido feito.
Numa rede virtual entre filiais, parceiros e clientes, os documentos circulam sob protocolos seguros, que garantem a sua integridade e sigilo.
Adicionalmente a rede permite aumentar a velocidade da troca de documentos, e permite o uso de sistemas corporativos em todas as filiais, garantindo uma base atualizada e integralizada para toda a empresa. Os processos tornam-se homogêneos.
Através do uso adequado de servidores em cada local da rede, é possível trazer a cada ponto da empresa recursos de informática que anteriormente só eram disponíveis na matriz.
Visando popularizar o uso de recursos de informática, a Tecno21 desenvolveu uma linha única de servidores, que permite criar com pouco investimento, uma infra-estrutura que até a pouco tempo somente era encontrada em mega corporações.

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O que são os serviços OpenServices?

A Tecno21 traz em seu currículo a experiência de governança de processos de tecnologia da informação e segurança de dados em grandes corporações, e une esta experiência à criação de soluções profissionais de infra-estrutura baseadas em Software Livre.
Esta união permitiu a oferta de soluções altamente robustas, a preços competitivos, dentro de ambientes corporativos extremamente exigentes.
Através dos OpenServices, a soluções abertas são instaladas e configuradas por técnicos especializados, e sua administração diária é transferida à equipe de suporte do cliente, devidamente treinada e capacitada para prestar suporte de primeiro nível aos seus usuários. Enquanto isso a Tecno21 mantém
à disposição do cliente e sua equipe, uma equipe de suporte de segundo nível, garantindo acesso rápido a profissionais experientes e habituados à solução dos mais diversos problemas de segurança de dados, podendo ser acionada por um simples telefonema ou email.

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Porque a linha OpenServices da Tecno21 é a melhor escolha?

As promessas do Software Livre são muitas, começam por fornecer recursos sofisticadose poderosos, ao mesmo que não têm custos de licenciamento.
No entanto estas soluções, desenvolvidas por grupos independentes de programadores, não têm suporte adequado a "simples mortais". E não se encontram no mercado
profissionais experientes com a mesma facilidade que encontramos para as soluções comerciais.
Sair de uma cultura empresarial, normalmente baseada integralmente em softwares comerciais, e migrar para o uso de Software Livre pode ser uma experiência frustrante, tanto para a equipe de informática como para toda a empresa, se não forem tomados os cuidados necessários.
A linha OpenServices da Tecno21, garante a adoção rápida de ferramentas que contam com a retaguarda e experiência de uma equipe de profissionais de suporte e infra-estrutura, objetivando manter a sua funcionalidade e eficiência no dia-a-dia do cliente.
A Tecno21 tem uma ampla gama de servidores que permitem a construção de um a infra-estrutura poderosa com  investimento reduzido.
 

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Posso migrar para OpenServices e preservar meu investimento?

Sim, é possível aproveitar determinados softwares e equipamentos já instalados no cliente na composição da rede, principalmente microcomputadores que já não atendem mais aos usuários, podem ser utilizados em determinadas funções da infra-estrutura.
Durante uma nova implantação de OpenServices, durante a etapa de desenho da rede, são identificadas as partes que poderão ser reaproveitadas, gerando economia e preservação do investimento.
Cada caso é avaliado por profissionais Tecno21, que gerarão uma especificação e avaliação de risco aos clientes, deixando-lhes a liberdade da escolha da melhor opção.

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Posso aumentar a eficiência dos serviços de informática em minhas filiais e ainda assim reduzir custos?

A implementação de servidores OpenServices Tecno21 e o reprojeto da rede, permitem que a integração das filiais seja realizado com preservação do investimento. A utilização de serviços de transmissão de dados mais modernos e baratos colocados em paralelo, geram disponibilidade alta a custos reduzidos.
Através da rede integrada o cliente ganha as vantagens da homogeneização do seu ambiente, a padronização dos serviços disponibilizados a seus usuários, ganhos de processos inerentes à integração.
Todos estes componentes, trabalham em conjunto para a redução do investimento inicial e do custo de propriedade das soluções.

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Minhas filiais são muito pequenas, tem poucas pessoas e ninguém de informática no local. Posso integrá-las a rede com eficiência?

Com os servidores de alta integração Tecno21 é possível reunir em poucos equipamentos toda a infra-estrutura básica necessária à operação de pequenas filiais. Este nível de integração reduz em muito as necessidades de suporte, principalmente nos locais onde não existem equipes de suporte à disposição no local.
Os servidores são construídos para permitir administração remota.
Seu manejo é comandado à distância na quase totalidade dos problemas. Nos casos de necessidade de substituição de equipamentos, pode ser realizada por pessoa com poucos conhecimentos de informática, na maioria das vezes .
Estas funcionalidades reunidas permitem obter o máximo do uso da tecnologia, diminuindo custos de operação, administração e suporte da empresa, reduzindo assim o seu custo de propriedade, conhecido no mercado como TCO (Total Cost Ownership).

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Os produtos OpenServices podem ser fornecidos para locais distantes?

Os produtos OpenServices são customizados e administrados remotamente e podem ser fornecidos inclusive para locais ermos, com parcos recursos de telecomunicação. É o caso dos servidores de campo, desenhados para serem instalados por pessoas que possam simplesmente ler uma folha de instruções. Utilizam-se links flexíveis no campo, como o acesso via satélite, para atender a regiões onde muitas vezes não dispomos nem de linha telefônica.

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Minha equipe de suporte saberá lidar com estes novos produtos?

Nos OpenServices capacita-se a equipe de informática do cliente para dar suporte de primeiro nível, o primeiro atendimento ao usuário. Mesmo empresas com pouca ou nenhuma experiência com Software Livre, são facilmente capacitadas a prestar suporte nas suas atividades corriqueiras de administração dos equipamentos, através de interface administrativa via Web. Quem cuida de uma rede Windows na empresa está apto a ser treinado.
Essa equipe contará com o suporte de segundo nível da equipe da Tecno21, para tudo que não conseguir resolver ou tiver dúvidas. Desta forma, nos casos mais complexo e menos usuais, a experiente equipe de suporte Tecno21 será acionada para resover o problema através de acesso  remoto ou presencial no local.
Este procedimento facilita a adoção rápida, segura e paulatina de Sistemas Abertos mesmo por empresas com poucos recursos de suporte. Seu foco fica concentrado na funcionalidade e na operação dos serviços, de forma a garantir a sua perpetuação, e deixa livre a empresa e seus profissionais para se aprofundarem no conhecimento dos sistemas aberto conforme sua conveniência e interesse.
Não é mais necessário treinar pessoas para montar e depois usar um novo ambiente: contrate o ambiente pronto, o treinamento de sua operação  e comece a usar. Depois decida se vale a pena a equipe interna se aprofundar mais no tema.

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Estou pensando em montar uma rede privada baseada em Frame-Relay e linhas dedicadas. É a melhor alternativa?

É uma alternativa consolidada, tradicional, segura e eficiente. Os serviços têm garantia de disponibilidade e reserva de banda pelas operadoras de telefonia. Mas também tem custos elevados e contratos de longo prazo difíceis de se modificar. As taxas de transferência são baixas. Uma vez instalada a rede, fica-se engessado aos contratos assinados. O suporte prestado pelas operadoras é apenas de verificação da disponibilidade da conexão. Sua utilização é de  total responsabilidade do cliente.
Na utilização de VPNs e  a interligação através de Firewalls à Internet, utilizando modernos sistemas de acesso a banda larga, permite-se a utilização de contratos mais flexíveis, que tendem a ter seu valor reduzido no tempo. As taxas de transmissão de dados, mesmo quando não são garantidas, são várias vezes superiores àquela dos links privados. A rede pode ser re-configurada rapidamente à medida que o cliente necessita. Mas nem tudo são flores: é preciso avaliar o risco de indisponibilidade de cada ponto da rede, e prever um ou mais canais de contingência de conexão para casos de indisponibilidade.
Através do OpenServices Tecno21 o cliente mantém o controle sobre sua rede, a utilização dos links de comunicação  e o suporte a seus usuários. E conta com administração remota e suporte de segundo nível dos profissionais especialistas da Tecno21, que o auxiliarão a resolver rapidamente  problemas de conectividade seja na rede interna seja no acesso a rede externa.

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Quais as vantagens do Software Livre?

Os projetos de Software Livre (ou Open Source), são criados por iniciativas individuais de programadores ao redor do mundo, que unem com um objetivo comum: criar o melhor software para uma finalidade especifica. Os projetos mais conhecidos e populares são o GNU/Linux (sistema operacional), o Apache (webserver e outros sub-projetos), o Mozilla (Firefox e Thunderbird) e os projetos dos bancos de dados SQL (MySQL, PostgreSQL, Firebird).
Este proejtos tem crescido, e através do uso da Internet congregam milhares de desenvolvedores do mundo inteiro, criando soluções robustas, felxíveis e frequentemente atualizadas, e que têm se revelado tecnicamente superiores às soluções comerciais equivalentes.
É caso projeto OpenBSD, utilizado pela Tecno21 em seus Firewalls, e que vem se firmando como padrão mundial para a construção de Firewalls, roteadores e sistemas de segurança de  rede, e é considerado o Sistema Operacional mais seguro existente.
Como o software livre valoriza a programação e os recursos do produto, e não possui custos de licenciamento de software, o dinheiro empregado na sua implementação numa empresa  é usado  para pagar as customizações, implantações, treinamentos e suporte, de forma que reverte mais rapidamente em benefício para o cliente, e torna o custo de propriedade menor.
Por outro lado, estas soluções são desenhadas por especialistas e para especialistas, e por não ter apelo comercial definido, necessitam de maior suporte e know-how que as ferramentas comerciais.  O “pulo do gato” está em se aproveitar os benefícios técnicos avançados destas ferramentas, mas contar com suporte de profissionais adequados e experientes. Esta combinação geralmente é mais eficiente, flexível e requer menor investimento que uma solução comercial tradicional.
Geralmente as tentativas mal sucedidas com Software Livre acontecem pela escolha inadequada do especialista na ferramenta, geralmente alguém com pouca experiência profissional anterior, ou na total falta de know-how e apoio à equipe interna, que subestimou as dificuldade de seu aprendizado, e acaba se acomodando em sua zona de conforto técnico: o Windows.

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Ouço muito falar de servidores Linux/OpenBSD, eles são mesmo seguros e eficientes?

O  OpenBSD e o Linux, nas suas mais variadas distribuições, são em geral sistemas estáveis e confiáveis.
O OpenBSD é baseados no UNIX, o sistema operacional concebido pelos laboratórios Bell, e o sistema de maior sucesso para plataformas distribuídas de uso profissional. Mais especificamente, é baseado numa variante chamada de BSD. Compartilha a mesma origem e código fonte de sistemas como o FreeBSD, NetBSD, Mac-OS-X da Apple. Há fontes nos BSDs que estão estáveis há 20 anos! O primeiro TCP/IP surgiu destes fontes...
O Linux, apesar de originado nos fontes do Minix, um sistema operacional para aprendizado, evoluiu para ser descendente da família do Unix denominada de System-V, do qual encontra-se hoje a quase totalidade dos Unix comerciais: AIX da IBM, HP-UX da HP e o Solaris da Sun.
Os Unix/Linux são concebidos para serem multi-tarefas, multi-usuários, estáveis e confiáveis.
São em geral compactos e possuem núcleos de controle bastante simples e bem documentados. Por tudo isso, se ajustam perfeitamente à utilização em servidores, produzindo soluções estáveis, confiáveis e de excelente desempenho. E o mercado tem adotado estas soluções cada vez mais.
Por motivos puramente técnicos, a Tecno21 utiliza usualmente o OpenBSD quando a maior finalidade é a segurança e serviços de rede. E prefere o Linux quando o objetivo é a eficiência e flexibilidade no processamento de aplicações.


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Minha equipe não está treinada para trabalhar com Linux. Como posso migrar de uma forma confortável?

A proposta Tecno21 de fornecimento de soluções através do Openservices é uma das formas mais eficientes de migração. O sistema é implantado por uma equipe profissional da Tecno21 e passa a trazer resultados à empresa tão logo implantado. A equipe de suporte interna é treinada para prestar o suporte do dia-a-dia, através de ferramenta web adequada,  e conta com a equipe de suporte, devidamente treinada e especializada, que a Tecno21 mantém a retaguarda.
Com o tempo, sua equipe passa a assimilar os detalhes do mundo Linux/Unix com maior segurança e propriedade, e sem atropelar as atividades do dia-a-dia, o que permitirá a você e à sua empresa crescer seu conhecimento no ambiente de Software Livre fazendo uso seguro, efetivo e eficaz das inovações deste ambiente, sem colocar em risco sua operação.

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O que é SCM - Gestão de Configuração de Software?

Com a maturidade da industria de software, surgiram novos padrões e controles de qualidade nesta industria, regidas por certificações como COBIT, CMM-i, ITIL e outras. A indústria se organiza, interna e externamente em fábricas de programas, fábricas de soluções e fábricas de software, especializando os analistas funcionais e programadores em áreas restritas de atuação e introduzindo metodologias de teste e gestão do processo de “fabricação” de um software. Este processo é composto por fases como análise, concepção, prototipação, desenvolvimento, testes, pré-produção, migração para a produção, e running. Estas últimas em si diferenciam-se das primeiras até pelas diferentes equipes que trabalham no projeto e no suporte continuado. Gerir tudo isto e atender aos requisitos das certificações não são normalmente tarefas fáceis.
 A Tecno21 criou e implantou algumas soluções nesta área, que isoladamente atendem aos requisitos específicos de cada etapa, como o versionamento dos artefatos de software, a reconstrução automatizada de programas, a gestão da distribuição nas máquinas finais, bem como um worflow de validação para cada etapa. Juntas estas ferramentas criam uma poderosa plataforma de gestão de desenvolvimento e distribuição de software dentro das empresas que buscam estas certificações.

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O que é GED?

A gestão eletrônica de documentos, GED, envolve técnicas de gestão de documentação, digitalização, tramitação eletrônica, visualização, impressão, apresentação, armazenamento, distribuição, gestão da versão e certificação digital dos documentos gerados.
Um outra matéria associada que vem ganhando força é a gestão do conhecimento, que utiliza bases de dados e bases GED para extrair a informação gerencial útil e efetiva, aumentando o conhecimento do negócio.
A Tecno21 integra soluções comerciais de GED e gestão do conhecimento promovendo redução de custos, aumento na velocidade e segurança nos processos internos e facilitando o aumento na inteligência da empresa.

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